sábado, 3 de dezembro de 2016

"Leia Mais, Brasil!": projeto de incentivo à leitura e desafio literário

 Olá pessoal, eu sou a Maria e sou a idealizadora do "Leia Mais, Brasil!", um projeto de incentivo à leitura através de um desafio literário. Entenda:


 Por que ele foi criado?


 Segundo pesquisa recente, 44% da população brasileira não lê, e a média anual de leitura do brasileiro é de 4 livros, menor do que a de países como Espanha e Chile. É um dado preocupante, como afirma o jornalista Rodrigo Casarin em seu blog, pois: 

 "(...) estudos de renomadas universidades pelo mundo indicam ou comprovam que a leitura aprimora faculdades cognitivas – aumenta a inteligência, em outras palavras – e deixa as pessoas mais empáticas e com opiniões mais sólidas, além de melhorar a capacidade argumentativa e a tolerância a diferentes pontos de vista.(...) Isso acontece porque leitores costumam viver não somente a sua vida e a sua realidade, mas também a vida dos personagens – com seus dramas, opiniões, virtudes e defeitos – e os universos em que estão inseridos – muitas vezes em culturas bastante diferentes da nossa, com hábitos e problemas distintos. A leitura permite um profundo, introspectivo e normalmente longo contato com essas possibilidades, e conviver com isso ao longo de uma semana ou um mês é bem diferente de ver algo durante duas horas em um filme."

 Eu sou uma leitora voraz, sempre fui! E, estando consciente dos benefícios da leitura, e vivendo cercada de tantas pessoas que não tem o hábito de ler, que dizem que ler é chato ou cansativo, que alegam não ter tempo mas encontram espaço na agenda para outras coisas, despertou em mim a vontade de fazer algo para tentar mudar esse cenário.

 De onde veio a inspiração?


 A ideia para o "Leia mais, Brasil!" veio após conhecer e participar de outro desafio literário, o 12 meses de Poe, criado pela blogueira Anna Costa. A Anna é super fã do escritor Edgar Allan Poe, e decidiu criar um desafio literário onde os participantes deveriam ler um conto do autor por mês e debater sobre ele na página do desafio, durante todo o ano de 2016. A ideia era que mais leitores conhecessem os trabalhos do escritor e passassem a lê-lo.

 Eu resolvi participar do desafio por não ter lido nada do autor ainda, e por ser simples: eu sabia que era capaz de tirar alguns minutinhos do meu mês para ler um conto de menos de 10 páginas e fazer um comentário sobre ele na fan page do desafio. O fato é que, mesmo antes da leitura do conto de dezembro, já me tornei fã do autor e busquei, por conta própria, outras obras dele para ler.

 Com isso, pensei: se eu, que nem era tão fã do gênero que o Poe escreveu, já fui atrás de ler mais coisas dele, o mesmo pode acontecer com outras pessoas! Daí surgiu a ideia de fazer um desafio literário que estimulasse mais pessoas a lerem.

 Como participar?


- cada participante precisará convidar alguém para ser sua dupla no desafio! Por exemplo: eu sou uma leitora, e para participar, convidarei alguém que eu conheça e que não tenha o habito de ler, pode ser um parente, um amigo, quem você quiser, desde que seus "status" como leitor seja diferente (vou convidar minha irmã, e nós duas formaremos uma dupla).

 Um "leitor" (pessoa que tem o hábito de ler livros) convida um "não-leitor" (uma pessoa que não tem o hábito de ler livros) e os dois formam uma dupla. Ter alguém participando com você pode ajudá-lo a, entre outras coisas, não esquecer de ler o conto do mês!

 * Caso você não tenha o hábito de ler, e por mais que procure, não encontre ninguém que goste de ler e queira ser sua dupla, pode chamar outro não leitor para participar com você. 

- ter um perfil no Facebook, pois é principalmente por lá que toda a interação ocorrerá. Se você, ou quem você escolheu para ser a sua dupla não tiverem, é super fácil e rápido para fazer.

 * Em casos onde a sua dupla não queira realmente ter um perfil no Facebook, ela poderá participar postando seu comentário no Twitter ou Instagram, mas aí caberá a você dar print no comentário da pessoa e postar no tópico no grupo.

- fazer um post em seu perfil, dizendo "Estou participando do Desafio Literário 'Leia Mais, Brasil!', participe também: www.facebook.com/groups/1810971792509198/." Se quiser, pode escrever mais coisas no post, pode postar em outras redes sociais e blogs.

- se inscrever no desafio preenchendo esse formulário com os seus dados (e o nome da pessoa que escolheu para ser sua dupla), para que saibamos quantas pessoas estão participando e tenhamos uma forma de entrar em contato.

Mudança de regras: para simplificar a participação, agora basta  entrar no grupo e convidar três amigos nesse post.



- ler o conto selecionado durante aquele mês, o conto do mês será postado como uma nota no Facebook (você nem vai precisar sair da rede social para participar!) e disponibilizado para download gratuito, para você ler no seu celular, computador ou até mesmo imprimir, se quiser.

 A lista de contos selecionados (todos de domínio público) logo será divulgada, mas já adianto que temos contos de: Leon Tolstói (russo, nascido em 1828, autor de obras como "Guerra e Paz" e "Anna Karenina"), Charles Perrault (francês, nascido em 1628, responsável por versões clássicas de contos de fadas) e o estadunidense Jack London (nascido em 1876, escritor de "O lobo do mar").

- postar um comentário sobre o conto lido no tópico do desafio no grupo no Facebook. Fique calmo, se você não tiver gostado do que leu, pode dizer que achou horrível e explicar o motivo. Se você tiver alguma dúvida sobre a história, poderemos debater sobre ela.

 E o que ganharemos, além de mais leitores?


 Prêmios! Todo mês, será feito um sorteio através dos comentários deixados sobre o conto lido, e tanto um leitor quanto um não-leitor vão ganhar presentes! Livros, camisetas, canecas e muitos outros brindes esperam por vocês, aguardem!

 E é isso! Se tiverem alguma dúvida, deixem nos comentários.

- Se inscreva no desafio, clique aqui e preencha o formulário.
- Entre no grupo no Facebook.
- Curta nossa página no Facebook.
- Tem um blog ou canal literário? Seja nosso parceiro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário